Ensino de idiomas é tema de oficina na Reditec
Uma análise sobre o ensino de línguas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) foi tema de oficina que ocorreu na terça-feira, 10 de setembro, na 43ª Reunião dos Dirigentes das Instituições da RFEPCT (Reditec), em Florianópolis.
Paula Martins, assessora especial da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), apresentou dados sobre a aplicação de testes de língua inglesa, como Toeic e Toefl, e falou sobre os resultados de um workshop promovido em junho pela secretaria – dentre eles, a proposta de estrutura para centros de línguas nas instituições da Rede – e de iniciativas piloto de institutos federais no ensino de línguas.
Na oficina, os participantes realizaram uma análise Swot – método no qual são levantadas forças, fraquezas, oportunidades e ameças dentro de um cenário – e também sugeriram os próximos passos do ensino de idiomas na RFEPCT. Atualmente, há 26 instituições da RFEPCT credenciadas no programa Idioma sem Fronteiras. “Nossa força é que a gente trabalha como rede”, destaca Paula.