Conif e conselho de institutos politécnicos portugueses se reúnem…
Nesta quinta-feira (12), representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) de Portugal se reuniram durante a 43ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).
O presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, recepcionou os parceiros estrangeiros destacando a importância do trabalho conjunto, que oportuniza a mobilidade de professores e estudante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, dentre outras ações.
“Aqui estão representados 11 institutos portugueses. É uma oportunidade de dialogarmos e darmos continuidade à parceria entre os colegiados e fortalecer as ações que vão desde intercâmbio até questões como dupla titulação. Nosso objetivo é redesenhar essa cooperação para os próximos cinco anos”, declarou Jerônimo.
O presidente do CCISP, Pedro Dominguinhos, afirmou que o Conselho tem interesse em prorrogar e ampliar o trabalho com o Conif, pois o reforço da internacionalização é prioridade para as instituições portuguesas.
“O convênio deve continuar em diversas frentes, em projetos de pesquisa e de extensão, em termos de gestão, boas práticas etc. O CCISP tem interesse em consolidar essa parceria. Sugiro inclusive que esta reunião de trabalho seja anual e realizada tanto aqui no Brasil quanto em Portugal de modo alternado”, disse Dominguinhos.
Durante a reunião, o representante do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto (ISEP/IPP), Carlos Fernando da Silva Ramos, fez um relato de programas e demais iniciativas que já foram estabelecidos entre a Rede Federal e o sistema educacional português.
“As instituições da Rede trabalham de forma excelente. Nos programas executados, as unidades são sempre bem avaliadas. Gostaria de falar aqui que o programa Erasmus+ deve duplicar o orçamento nos próximos anos. Mas a Rede pode acessar outros projetos que estão sendo remodelados e que estarão disponíveis em breve”, explicou Ramos.
Conselho
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos é o órgão de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico.
Fazem parte do colegiado todos os institutos superiores politécnicos públicos, inúmeras outras instituições e as universidades portuguesas dos Açores, Algarve, Aveiro, Évora e Madeira.
A principal competência do Conselho é a emissão de pareceres e posições sobre matérias relacionadas com o ensino superior.
Por Bárbara Bomfim | Assessoria de Comunicação Conif