Programação do evento terá início com palestra de Carla…
Com a temática “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Educação Profissional no Brasil”, a 43ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) acontece de 9 a 13 de setembro, junto à Reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis. O evento, que é destinado aos reitores, pró-reitores, diretores-gerais de câmpus e membros dos órgãos de assessoramento das câmaras temáticas do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o objetivo de avaliar práticas e resultados obtidos nas instituições que compõem a Rede Federal, terá início com debate sobre a neurociência e aprendizagem nos dias de hoje.
Contextos e desafios da implantação da Rede; Tecnologias para a inovação na Educação Profissional e Tecnológica frente ao mundo do trabalho; e Como pensar nossos currículos em rede são os três eixos temáticos do evento, que traz em seu programa painéis, apresentações de relatos de experiências exitosas e oficinas.
A palestra de abertura, “A neurociência para pensar a aprendizagem no século XXI”, será às 20h de segunda-feira (9), com a doutora em Neurociência pela Universidade de São Paulo, Carla Tieppo. Segundo ela, educação e cultura constituem a base sólida da construção do indivíduo e da plenitude da realização da existência humana. Para ela, por meio do conhecimento é possível auxiliar no desenvolvimento de habilidades, capacidades e competências. Carla é professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa há 21 anos. A cerimônia de abertura prevê ainda apresentação da Orquestra do IFSC Câmpus Jaraguá do Sul e o início a Feira Tecnológica do evento.
Para terça-feira (10), a 43ª edição prevê debate sobre os contextos e desafios da implantação da Rede, pela manhã, e oficinas e relatos de experiências exitosas, no turno da tarde. Como pensar a aprendizagem hoje: currículos inovadores e o trabalho em rede, e tecnologias para a inovação na EPT (Educação profissional e tecnológica) frente ao mundo trabalho são os outros dois temas que serão discutidos nas palestras.
Mais informações
A Reditec é realizada desde 1977 e recebe gestores dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II. E nessa edição contará também com representantes do Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais (Condetuf).
A Reditec 2019 está sendo organizada pelos dois institutos que existem em Santa Catarina – o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC). A coordenação geral do evento é de Bruna Dorabiallo Oliveira, do IFSC.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail 2019@reditec.org.br.
Por Graziela Braga | Jornalista